O Perfeccionista Reformador
Principais características:
Racional, preciso, controlado, sistemático, detalhista, crítico, dogmático, ético, idealista, maniqueísta, rígido, impaciente, disciplinado. Se veste adequadamente. Se comporta de acordo. Fala com precisão e moderação. Reage de forma contida. Para ele, não existe "meio termo": ou uma coisa é certa ou errada. Ou você está certo ou errado, mas ele, principalmente, está sempre certo !
Busca um alto padrão de conduta, justiça, correção e comportamento, muito embora este padrão seja baseado em valores subjetivos, segundo a visão de mundo dele.
Super controlado emocionalmente. Não demonstra sentimentos de forma exacerbada, afinal, isso não seria "adequado" segundo os seus valores e padrões. Passam a imagem de pessoas frias, racionais e calculistas.
Não apreciam o confronto nem o "bate-boca" (ao contrário do tipo 8). Têm uma forte estrutura conceitual interior. Se importam apenas com o que acham e pensam. Se por acaso você não concorda com ele em alguma coisa, o problema é seu.
Quando ficam com raiva ou ansiosos, não exteriorizam, mas deixam escapar maneirismos como ranger os dentes, cerrar os lábios, cruzar os braços, balançar uma das pernas, bater o lápis ou caneta sistematicamente na mesa ou na boca.
Têm pavor de serem julgados como "errados" ou que sejam apontados como moralmente questionáveis (corruptos, mentirosos, farsantes, "foras da lei").
Quase nunca admitem ou aceitam que erraram e sempre racionalizam os erros e equívocos geralmente atribuindo-os a terceiros. "Eu não errei ! Vocês é que me induziram ao erro" !
Extremamente argumentativos e detém um enorme bom senso, razão pela qual têm resposta "certa" para tudo e dificilmente se curvam ou se dão por vencidos numa discussão ou debate. Lembrem-se : "eles nunca estão errados" .
Enxergam o mundo procurando defeitos, as falhas, o que precisa ser arrumado e endireitado, sejam pessoas, processos, experiências. Ficam ansiosos por descobrir, apontar essas falhas e também por corrigi-las. São capazes de entrar num enorme salão de festas meticulosamente decorado e, imediatamente, perceber um talher fora do lugar ou uma lâmpada minúscula queimada num enfeite lá na última mesa.
Tem uma idéia (ele é um idealista por natureza) de como o mundo, as pessoas e as coisas deveriam ser dentro de um conceito maniqueísta do certo/errado, bom/mal, feio/bonito, reagindo e interagindo com as pessoas e com o mundo, inflexivelmente, com base nessas idéias.
O tipo 1 de alto nível de desenvolvimento pessoal apresenta um ideal elevado de justiça, correção, honestidade, integridade, boa conduta e desempenho. Suas ações e palavras são extremamente coerentes e inspiradoras. Sentem que tem uma missão muito maior que apenas corrigir os defeitos das pessoas e do ambiente. Por outro lado, os tipos menos elevados gastam energia e perdem tempo demasiadamente com detalhes frívolos e julgamentos pessoais aborrecidos, insignificantes, sendo extremamente "chatos", intolerantes e criadores de casos, querendo consertar tudo e todos.
Embora apresentem um forte senso de propósito e justiça, normalmente eles sentem que têm que justificar suas ações para si mesmos e para os outros numa quase obsessão de parecerem coerentes e sensatos. Esta orientação faz com que gastem muito tempo pensando sobre as conseqüências de suas ações, bem como sobre como não agir contrariamente às suas convicções adiando muitas vezes as tomadas de decisões.
Passam a impressão que são apenas lógicos, racionais e objetivos, mas na verdade são pessoas de instinto e paixão, só que paixão pelas suas "convicções".
Os tipo 1 racionalizam e reprimem os seus sentimentos. Com isso, acabam usando a raiva reprimida contra si mesmos, somatizando doenças digestivas, alergias e contra os outros, sendo muito exigentes e críticos, não tolerando nada abaixo da "perfeição" .
É extremamente improvável um tipo 1 surtar, "chutar o balde" ou demonstrar qualquer traço de descontrole emocional, pois isso não seria "adequado" e deporia contra a boa imagem (de correção e equilíbrio) que tem de si mesmos.
Medos básicos: De ser ou estar errado, de ser corrompido, de ter defeitos, de não ser perfeito.
Desejos básicos: De ter razão, de ser bom, coerente, correto, íntegro e sensato.
Desejos básicos: De ter razão, de ser bom, coerente, correto, íntegro e sensato.
Motivações-chave: Busca a perfeição. Quer estar sempre certo. Quer se esforçar mais e melhorar tudo. Ser coerente com seus ideais para justificar-se, para superar qualquer crítica e não ser condenado ou criticado por ninguém.
Capacidade de liderança: Os tipo 1 tem uma alta capacidade de liderança no sentido de apontar o caminho, de "dar o exemplo", de influenciar positivamente as pessoas mediante o seu alto padrão moral, de conduta e performance. Numa organização chefiada pelo tipo 1, tudo aparentemente funciona dentro das normas e do esperado. Ele se preocupa com tudo, incluindo detalhes como horário, vestimenta, comportamento, rotinas e procedimentos. Se incomoda bastante quando algo foge ao (seu) padrão.
São excelentes planejadores, muito meticulosos, mas por medo de errar, podem protelar demasiadamente as ações gerando atrasos ("perfeitamente justificáveis" ) segundo eles.
Como identificar rapidamente uma personalidade tipo 1:
São aparentemente calmos e amigáveis, mas são bastante formais, apresentando uma boa postura e educação. São poucos espontâneos, por isso, passam a imagem de "certinhos" e sem jogo de cintura.
São sistemáticos, metódicos, apreciando e valorizando rituais e formalidades.
Quase nunca choram e quando o fazem, são bastante discretos e comedidos.
Também não gargalham. Apenas sorriem quando "justificável ".
São rotineiros. "A conversa está muito boa, mas é meio dia. É hora do meu almoço. Continuamos as 15:00 hs no meu horário de café". A propósito, seu cafezinho é adoçado com exatas 8 gotas de adoçante. Se não tiver adoçante, não bebe o café .
Não demonstram exagero em nada, mas exibem rigor, disciplina e rigidez de conduta. Se vestem adequadamente para cada ocasião. O cabelo está sempre bem penteado, cortado. O sapato engraxado. A camisa por dentro da calça. Acessórios combinando. Roupas limpas. Banho tomado. Boa aparência em geral. Estilo discreto e conservador. Nada de extravagâncias, exageros ou "fora do padrão".
Sua casa, sua mesa de trabalho, o ambiente em que vive é meticulosamente arrumado e limpo. Tudo está no seu devido lugar.
Numa conversa, demonstram educação, equilíbrio e bom senso. Eles passam a impressão de que sabem o que estão falando ou fazendo e que a razão está sempre do lado deles, mas com discrição e sem o charme e certa arrogância dos tipos 3 e a auto-confiança dos tipos 8.
Nunca se atrasam e procuram cumprir religiosamente todos os procedimentos e regras. Jamais quebram o protocolo. São previsíveis e controlados, não importando a situação.
Adoram dar "lição de moral", afinal, eles "sabem" o que é certo ou errado mais do que todos.
São muito críticos e extremamente detalhistas. Não adianta disfarçar ou esconder. NADA foge a sua percepção.
Cumpridores das leis. Geralmente nunca são multados ou punidos (isso seria uma desmoralização inconcebível para eles).
Não são criativos, mas apresentam brilhantes soluções para aperfeiçoamento, desenvolvimento a partir de dados já existentes. São mestres em usar uma ideia ou conceito e melhorá-los, desenvolvê-los e aperfeiçoá-los. São bons também em corrigir algo que não está funcionando bem. São os "reformadores".
O lema deles é : "Regras são regras".
Por quê gostamos do tipo 1 :
Ele passa segurança, equilíbrio, estabilidade intelectual e emocional. São impertubáveis. Demonstram firmemente saber o que estão falando ou fazendo e isso é um alívio num mundo cheio de dúvidas e incertezas (pensamento típico da personalidade tipo 6, como veremos mais a frente).
Quem disse que o tipo 1 não erra ? Ele erra sim senhor, mas com convicção !
Por quê nos aborrecemos com o tipo 1:
Curiosamente, das suas principais qualidades podem gerar sementes que germinam distorções, discórdias e problemas nas relações pessoais.
Se tornam inflexíveis, dogmáticos, críticos mordazes, chatos, "cri cris" e criadores de casos. Não adianta discutir, tentar debater ou demovê-los de uma ideia sem um excepcional argumento lógico e bom senso. Não venha com dramas ou emocionalismos. Isso só os afastam ainda mais de você. Quando pedem ajuda ou algum tipo de sugestão, não se anime, pois eles os fazem apenas para ouvir aquilo que eles querem ouvir e ratificar o que já tinham pensado e concluído.
Lembrem-se : os tipos 1 não pedem conselhos, eles dão conselhos. No máximo, aceitam "sugestões" como dissemos no parágrafo anterior.
Atividades profissionais mais adequadas:
Qualquer uma que exija perfeição, precisão, detalhismo, lógica, sistema, planejamento, correção, ideal elevado, bom senso, análise.
Policial, juiz, advogados, pilotos, astronautas (profissões que requer precisão, detalhismo, frieza e método), arquitetos, engenheiros, calculistas, professores, inspetores de colégio, militares.
Personalidades famosas tipo 1 : Presidenta Dilma Russef, primeira dama Michele Obama, técnico Falcão, Governador Geraldo Alkmin, jornalista Willian Wack, Hilary Clinton, papa João Paulo II, Mahatma Gandhi, Margareth Thatcher, ex prefeito de Nova York Rudolf Giuliani (criador a política de "tolerância zero" que mudou a cidade );
Personagens de filmes e desenhos animados
He-man, Lisa Simpson
No MBTI, os tipo 1 são os "SJ"
Nenhum comentário:
Postar um comentário